Procedimentos para a indicação da Comissão Julgadora de Defesa e Depósito de Dissertação e Tese

O aluno deverá preencher o formulário (clicar AQUI) para Indicação de Nomes para a Composição da comissão julgadora de Defesa de Mestrado ou Doutorado juntamente com seu orientador e entregar na secretaria do Programa, com pelo menos vinte e um dias de antecedência à data da reunião da CPG (Comissão de Pós-graduação) – vide calendário abaixo.

Ao entregar o Formulário de Indicação de Nomes para a Composição da Banca, o aluno deverá consultar a secretaria sobre o cadastro dos nomes indicados no sistema.

Os membros da Banca de Exame de Qualificação devem ser portadores, no mínimo, do título de doutor, atendendo aos seguintes critérios:

  1.  Tenham linha de atuação e produção científica atual, relacionadas ao tema da dissertação/tese verificáveis pela análise do respectivo Currículo Lattes;
  2.  O conjunto das indicações contemple a diversidade do conteúdo do tema do trabalho de conclusão;
  3.  Não seja oriundo do mesmo grupo de pesquisa, justificando-se as exceções;

O formulário deverá ser obrigatoriamente datado e assinado pelo orientador.

Se o aluno estiver matriculado sob o Regimento da Resolução CoPGr nº 5473 (“regimento velho”), a comissão julgadora será assim composta:

Mestrado:

  • ) 3 nomes para membros titulares: orientador e, no mínimo, 1 externo à FMRP e ao programa*;
  • ) 6 nomes para membros suplentes, sendo 3 da unidade e 3 externos à FMRP e ao programa*.

Doutorado:

  • ) 5 nomes para membros titulares, sendo o orientador e, no mínimo, 2 externos à FMRP e ao programa*;
  • ) 12 nomes para membros suplentes, sendo 6 da unidade e 6 externos à FMRP e ao programa*.

Se o aluno estiver matriculado sob o Regimento da Resolução CoPGr nº 6542 (“regimento novo”), a comissão julgadora será assim composta:

Mestrado e Doutorado:

  • ) Orientandor
  • ) 4 membros da FMRP ou com vínculo com o programa;
  • ) 4 membros externos à FMRP e ao programa*;
  • ) 4 membros exeternos à USP e ao progroma**.

Membros titulares

  • ) Orientador (presidente da banca) – não votante;
  • ) 1 membro da FMRP ou com vínculo com o programa;
  • ) 1 membro externo à FMRP e ao programa*
  • ) 1 membro externo à USP e ao programa**

Membros suplentes

  • ) 1 membro da FMRP ou com vínculo com o programa;
  • ) 1 membro externo à FMRP e ao programa*
  • ) 1 membro externo à USP e ao programa**

Membros suplentes extras

  • ) 2 membros da FMRP ou com vínculo com o programa;
  • ) 2 membros externo à FMRP e ao programa*
  • ) 2 membros externo à USP e ao programa**

Define-se como membro externo à unidade e ao programa*: 

  • Não é lotado na FMRP (vínculo empregatício – consultar Janus: “Quem São”, se servidor/docente ativo FMRP = unidade);
  • Não é responsável por disciplina no Programa de origem da banca (consultar Janus: “Docente/Orientador” – “Responsável por disciplinas”);
  • Não é orientador, co-orientador ou orientador específico no Programa de origem da banca (consultar Janus: “Programa” – “Consultas” – “Lista de orientadores”).

Define-se como membro externo à USP e ao programa**:

  • Não é lotado na USP (vínculo empregatício – consultar Janus: “Quem São”, se servidor/docente ativo em alguma unidade da USP, não será considerado membro externo à USP.
  • Não é responsável por disciplina no Programa (consultar sistema Janus: “Docente/Orientador” – “Responsável por disciplinas”);
  • Não é orientador, co-orientador ou orientador específico no Programa (consultar sistema Janus: “Programa” – “Consultas” – “Lista de orientadores”

Lembramos que o auditório da CPG está equipado para a realização de Defesas à distância, sendo que para as Defesas de Mestrado, um dos membros poderá participar da Banca por meio de videoconferência ou web conferência, previamente agendado. Maiores detalhes na secretaria da CPG (Isís – 3602-3378).

Após o cadastro da Banca no sistema, o aluno deverá retirar o formulário na secretaria e entregá-lo na SPG (Seção de Pós-Graduação da FMRP-USP) das 08:00 às 12:00 horas com quinze dias de antecedência à reunião da CPG (vide calendário a seguir), juntamente com:

Três exemplares da Proforma impressas frente e verso com o resumo em português e inglês;
Formulário de Solicitação de Alunos preenchido e assinado;
Parecer do Orientador (três cópias).

A composição da Banca estará sujeita à aprovação da CCP e da CPG e poderá sofrer alterações.

Outra opção será entregar uma cópia impressa e três cópias em mídia eletrônica (CD ROM ou similar),dependendo da preferência da banca, que deverá ser previamente consultada.
As indicações dos nomes para a Banca de Dissertação cadastradas no sistema poderão ser consultadas pelos pós-graduandos diretamente na secretaria do Programa a partir do terceiro dia útil posterior à reunião da CPG. É preciso ficar atento ao prazo improrrogável de entrega do material com pelo menos quinze dias de antecedência à reunião da CPG.

 

Data da reunião da CPG Entrada de material ebancas na CPG até Data máxima para entregado formulário de indicação de nomespara a PG em Saúde na Comunidade
03/02/2015 21/01/2015 17/01/2015
10/03/2015 23/02/2015 16/02/2015
07/04/2015 23/03/2015 16/03/2015
05/05/2015 17/04/2015 10/04/2015
02/06/2015 18/05/2015 11/05/2015
07/07/2015 22/06/2015 18/06/2015
04/08/2015 20/07/2015 13/07/2015
01/09/2015 17/08/2015 10/08/2015
06/10/2015 21/09/2015 14/09/2015
03/11/2015 19/10/2015 12/10/2015
01/12/2015 16/11/2015 09/11/2015

Entrega dos Exemplares Definitivos

Aprovada a Banca pela CPG o aluno terá no máximo noventa dias corridos para defender. Cada membro da banca terá trinta dias para emitir parecer ao orientador confirmando a sua participação.

O aluno deverá encaminhar a Seção de Pós-Graduação (SPG):

O Formulário “Tese/Dissertação – Entrega versão Definitiva” (site CPG) e as cópias da dissertação com quinze dias de antecedência à data da defesa.

Dissertação: sete cópias encadernadas frente e verso ou uma cópia impressa e seis exemplares em mídia eletrônica (CD ROM ou similar), dependendo da preferência da banca, que deverá ser previamente consultada . A CPG encaminhará aos membros da Banca uma carta convite e a cópia da dissertação impressa ou mídia eletrônica.

O aluno deverá encaminhar a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade:

  • Cópia de artigo científico baseado na dissertação no formato de revista indexada a ser submetido à publicação em PDF gerado em artigo único (CD ROM), parecer do orientador sobre o artigo aprovando a qualidade do mesmo;
  • Resumo da dissertação gravado em CD, contendo: nome completo do aluno e do orientador, título da Dissertação em português e inglês, inclusive com as palavras-chave, dia, mês e ano da defesa, e Banca Examinadora – nome completo dos Titulares em formato WORD;
  • Cópia em CD da dissertação final completa para Solange da biblioteca do Departamento de Medicina Social.
  • Uma via do resumo, em português e inglês, para publicação na Revista Medicina (entregar impresso e gravado em CD, contendo: nome completo do aluno e do orientador, título da Dissertação em português e inglês, inclusive com as palavras-chave, dia, mês e ano da defesa, nome do Programa e Banca Examinadora – nome completo dos Titulares) em formato WORD a ser encaminhado a revmed@hcrp.fmrp.usp.br, ou pessoalmente à Rua Nove de Julho, 980 – Revista Medicina.

Correção da Dissertação Definitiva: (Conforme Resolução CoPGr 5890, de 20 de dezembro de 2010).

A contar da data da defesa, o aluno poderá reapresentar sua dissertação ou tese aprovada com correções sugeridas pela Banca, com prazo máximo de 60 dias. A página de rosto da Dissertação ou Tese deverá indicar explicitamente que se trata da versão original ou corrigida. A versão corrigida deverá ser encaminhada com o aval do orientador, à CPG, posteriormente à Biblioteca do Programa e à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP e também ser anexada ao processo do aluno (em arquivo eletrônico).

Para publicação de Dissertação online no site www.teses.usp.br:

  1. A sua tese ou dissertação deve ser convertida para o formato digital PDF utilizado na Biblioteca. Utilize o site http://pandora.cisc.usp.br/, link Manual: Conversão para fazer a conversão. Se você estiver em algum dos Campi da USP, utilize o computador da Biblioteca da sua Unidade para fazer a conversão.
  2. Utilize o Formulário de Dados para saber que dados são necessários antes da submissão.
  3. Acesse o site http://pandora.cisc.usp.br/, seção Alunos, link Submissão, para enviar a sua tese ou dissertação convertida.
  4. Utilize o seu nº. USP e sua senha FenixWeb para acessar a página de submissão. Você pode utilizar seu login/senha até 90 dias depois da homologação da sua defesa. Caso você não lembre ou já expirou os 90 dias, entre em contato com o Serviço/Secretaria de Pós-Graduação onde você defendeu e solicite um login e senha para submissão.
  5. Siga todos os passos da Submissão e não esqueça de enviar os arquivos da sua tese ou dissertação.
  6. Em questão de dias, a sua tese ou dissertação estará disponibilizada na Biblioteca Digital.

Para auxiliar os recém titulados a apresentarem seus trabalhos na rede, o CIRP conta com um estagiário que trabalha exclusivamente com este tema e pode ser encontrado no CIRP, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Contatos pelo e-mail (tese@cirp.usp.br) ou telefone 3602-3622 (Fábio).