Procedimentos para o Exame de Qualificação

O exame de qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto nos cursos de Doutorado e Doutorado Direto. A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante. Para os alunos matriculados sob o novo regimento, a inscrição deverá ser feita dentro do prazo máximo de:

– 18 (dezoito) meses para o aluno de mestrado

– 24 (vinte e quatro) meses para o aluno de doutorado

– 30 (trinta) meses para o aluno de doutorado direto

Estes prazos se iniciam a partir do início da contagem de prazo no respectivo curso.

O aluno deverá preencher o formulário (clicar AQUI) para indicação de nomes para a composição da Banca de Exame de Qualificação de Mestrado, juntamente com seu orientador e entregá-lo na secretaria do Programa com pelo menos quinze dias de antecedência à data da qualificação.

O formulário deverá ser obrigatoriamente datado e assinado pelo orientador.

A comissão examinadora deve ser constituída por 3 (três) membros designados pela CCP, com titulação mínima de doutor e domínio da temática da monografia desenvolvida pelo estudante. Pelo menos um membro deve ser orientador pleno do Programa. O orientador e o coorientador (se houver) não poderão fazer parte da comissão examinadora.

A comissão examinadora deverá avaliar a monografia apresentada pelo estudante, segundo sua fundamentação científica, adequação do desenho e métodos utilizados em relação aos objetivos e hipóteses, relevância dos resultados obtidos e seu impacto social e articulação das ideias na discussão. A atualidade e a pertinência das referências bibliográficas e o potencial de publicação também serão avaliados.

A CCP indicará o presidente da comissão examinadora obedecendo, sempre que possível, a hierarquia entre os seus membros.

A sugestão da Banca será submetida à avaliação da CCP (Comissão Coordenadora de Programa) que estará sujeita à aprovação e poderá sofrer alterações, (o aluno receberá um e-mail), para então entrar em contato com os membros aceitos e convidá-los, e logo após retirar na secretaria as cartas convites para serem entregues juntamente com as cópias do projeto encadernadas frente e verso. Serão necessárias quatro cópias, sendo que três deverão ser entregues pessoalmente pelo aluno aos membros da Banca e uma cópia deverá ser entregue na secretaria do Programa para arquivo, com antecedência mínima de dez dias ao Exame de Qualificação.

O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do Programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 60 (sessenta) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.