FAQ – Perguntas Mais Frequentes

  • Qual o prazo de inscrição para o processo seletivo do Programa?
    Depende da decisão e aprovação da Comissão Coordenadora de Programa. Normalmente as inscrições para o curso de Mestrado iniciam-se em novembro, e para o curso de Doutorado nos meses de junho e novembro. Entretanto, verifique cuidadosamente as normas para a inscrição, e lembre-se da exigência da proficiência em língua inglesa, que deve ser feita antes da inscrição. Não se esqueça também que você precisa de um contato prévio com um possível orientador.
  • Os exames de proficiência em inglês realizados para o ingresso no mestrado são válidos para o processo seletivo do doutorado?
    Sim, mas consulte no edital a nota de corte para o doutorado, que é diferente da nota de corte para o mestrado. Verifique também os exames aceitos pela USP.
  • O que é crédito?
    Nos cursos de pós-graduação da USP, o trabalho realizado pelo aluno é medido quantitativamente por meio de uma unidade chamada “crédito”. Um crédito corresponde a 15 horas de trabalho, em diversos tipos de atividade: assistir a aulas; elaborar trabalhos, exercícios, projetos ou relatórios; ler os textos indicados; fazer ensaios em laboratório ou pesquisas de campo; etc.
  • Como cadastrar meu currículo na Plataforma Lattes da CNPq?
    Acessar a página eletrônica do CNPq:
    www.cnpq.br  e seguir os link “Plataforma Lattes”.
  • Como eu faço para conseguir uma bolsa da FAPESP? Quando posso solicitar?
    As bolsas da FAPESP, órgão de fomento à pesquisa mantido pelo governo do Estado de São Paulo, podem ser solicitadas em qualquer época do ano pelo próprio aluno e seu respectivo orientador. As instruções estão na página eletrônica da FAPESP: http://www.fapesp.br/candidatosabolsas/. A FAPESP tem no campus da USP de Ribeirão Preto um posto de atendimento a alunos e pesquisadores para prestar informações sobre as normas da Fundação para utilização de recursos, bolsas e tipos de auxílio. O Posto de Apoio também auxilia no envio de correspondências, projetos e relatórios. Sua localização é Rua Clóvis Vieira, casa 30. Seu telefone é (16) 3602 4642. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
  • Eu posso pegar livros emprestados na Biblioteca Central da USP de Ribeirão Preto?
    Os alunos inscritos nos cursos de pós-graduação têm acesso à Biblioteca Central da USP de Ribeirão Preto. Consulte a página eletrônica da Biblioteca Central para informar-se sobre o acesso ao acervo e os procedimentos de cadastro:
    http://www.bcrp.pcarp.usp.br/
  • Eu gosto da prática de atividades físicas e esportivas. Como aluno do Programa, tenho oportunidades para isto?
    Consulte a página eletrônica do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação – CEFER. Lá você encontrará o regulamento do Centro, os cursos oferecidos, os horários e outras informações importantes.
    Veja: http://www.ccrp.usp.br/cefer/
  • Os alunos do Programa têm direito à moradia estudantil?
    Os alunos matriculados nos cursos de mestrado ou doutorado do campus de Ribeirão Preto devem consultar a Seção de Atendimento Social. Seu endereço eletrônico é http://www.ccrp.usp.br/pages/sas/
IMG_20160426_145356609_HDR
Restaurante Central. Foto: Acervo do Programa.
  • Sou de outra cidade. Onde morar em Ribeirão Preto?
    A Seção de Atendimento Social do campus costuma disponibilizar uma relação de endereços em casas de família, pensões, repúblicas e flats na região próxima à USP e centro da cidade para alunos que queiram moradia externa. Consultar a página eletrônica http://www.ccrp.usp.br/pages/sas/ Nesta mesma página eletrônica há informações sobre a Moradia Estudantil do campus.
  • Os alunos do Programa com filhos em idade pré-escolar têm direito a utilizar a creche?
    Os alunos, funcionários e docentes da USP de Ribeirão Preto participam de uma seleção socioeconômica para ocupação de vagas na Creche Carochinha. As informações estão na página eletrônica http://www.ccrp.usp.br/pages/sas/
  • Quais atividades culturais são promovidas pela USP de Ribeirão Preto?
    A Seção de Atividades Culturais promove oficinas, eventos, exposições, cursos, passeios monitorados. Veja: http://www.ccrp.usp.br/cultura/