Orientações para o Exame de Qualificação

Para se inscrever no Exame de Qualificação, o aluno deverá ter cumprido pelo menos 50% dos créditos mínimos exigidos em disciplinas. O exame deverá ser realizado, no máximo, 90 dias após a inscrição. Peço para que fique atento ao prazo do Janus para a inscrição no exame de qualificação. Não deixem para última hora. O aluno deverá preencher o formulário anexo ou pelo link  https://pgsp.fmrp.usp.br/formulario-de-qualificacao-novo/ para indicação de nomes para a composição da Banca de Exame de Qualificação de Mestrado/Doutorado, juntamente com seu orientador e encaminhá-lo por e-mail para ppg.sc@usp.br com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência à data de inscrição no exame de qualificação.

O formulário deverá ser obrigatoriamente datado e assinado pelo orientador.

A Banca deverá ser composta por 03 (três) membros: 03 (três) titulares e 03 (três) suplentes (Doutores), sendo:

1) Um titular e um suplente pertencentes ao corpo de orientadores do Programa Saúde na Comunidade da FMRP-USP, sendo que o titular será o presidente;

2) Um titular e um suplente deverão ser de fora da unidade (entende-se por pessoas sem vínculo funcional na FMRP, não credenciadas como orientadores, e não responsáveis por disciplinas do Programa a que a banca se refere);

3) Um titular e um suplente poderão ser de dentro da instituição ou de fora.

Obs.: O orientador e o coorientador não poderão fazer parte da Banca de Exame de Qualificação.

Para o Mestrado:

Depois de inscrito no Janus o aluno entra em contato com a secretaria, por e-mail para saber se sua banca foi aprovada. A sugestão da Banca será submetida à avaliação da CCP (Comissão Coordenadora de Programa) que estará sujeita à aprovação e poderá sofrer alterações. Depois o aluno entra em contato com os membros aceitos para decidirem uma data e horário em conjunto para o exame e envia essa informação para o e-mail ppg.sc@usp.br junto com seu projeto de pesquisa em PDF, e o link criado pelo aluno, no google meet para o exame de qualificação;

A secretaria irá criar o convite aos membros aprovados e irá encaminhar por e-mail a eles, juntamente com o projeto, o convite contendo informações de nome do aluno, título do projeto, data, hora e o link do exame;

A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de 20 (vinte) e máxima de 30 (trinta) minutos, sendo seguida de arguição pela comissão examinadora.

Para o Doutorado:

Esta monografia deve ser elaborada na forma de um ou mais artigos científicos, não necessariamente publicados, de autoria do estudante, contendo resultados obtidos do desenvolvimento do seu projeto de Doutorado.

Os coautores do(s) artigo(s) científico(s), apresentado(s) na monografia, não poderão fazer parte da Comissão Examinadora, sendo compulsório ao estudante, a apresentação dos nomes de todos os autores.

O projeto de pesquisa, incluindo o cronograma, também deverá ser apresentado.

Para o Doutorado Direto:

O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com as normas do Doutorado.