Aldaísa Cassanho Forster

Em 1974, formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Obteve o título de médica sanitarista em 1975, junto ao Departamento de Medicina Social da FMRP-USP, onde também cursou mestrado e doutorado em Medicina Preventiva, finalizados em 1979 e 1984, respectivamente. Realizou pós-doutoramento no Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública da Facultad de Medicina de la Universidad Autônoma de Madrid em 2001. É professora associada do Departamento de Medicina Social desde de 2004. Desenvolve e orienta pesquisas nas linhas de: Atenção Primária; políticas e administração; e, avaliação em saúde.

Currículo Lattes
acforste@fmrp.usp.br


 

Altacílio Aparecido Nunes

Possui Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Mestrado em Pediatria pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá/MG (1992). Cursou residência médica em pediatria e anestesiologia, além de MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Ex- Diretor do Hospital Universitário da Universidade de Uberaba e da Unidade Básica de Saúde Escola da Universidade de Uberaba, ex- Professor adjunto do Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ex-Professor de pediatria e anestesiologia do Curso de Medicina da Universidade de Uberaba. É revisor editorial convidado de vários periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase nos seguintes temas: economia da saúde, avaliação de tecnologias em saúde, obesidade infantil, hipertensão arterial na infância, distúrbios nutricionais e metabólicos da infância, epidemiologia do HIV/AIDS, testes diagnósticos, epidemiologia de doenças infecciosas na infância. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (NATS-HCFMRP/USP) e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde da FMRP/USP .

Currículo Lattes
altacilio@fmrp.usp.br


 

Amaury Lelis Dal Fabbro

Professor Associado do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Médico – FMRP-USP (1981). Residência Médica – Clínica Médica-Moléstias Infecciosas – HCRP-USP (1984). Especialização Saúde Pública – FSP-USP (1986). Mestre (1991) e Doutor (1997) Medicina Preventiva – FMRP-USP. Professor Livre-Docente – FMRP-USP (2014). Coordenador do Centro de Atenção Primária da FMRP-USP. Chefe do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP (2015-atual). Professor e Orientador do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública do DMS-FMRP-USP. Professor do Curso de Medicina da FOB-USP. Professor Convidado da Universidade Federal de Sergipe, curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (1999-atual). Áreas de interesse: Epidemiologia, Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública, Medicina Comunitária.

Currículo Lattes
adfabbro@fmrp.usp.br


 

Anderson Soares da Silva

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), pós-graduado lato senso (residencia médica) em Medicina de Família e Comunidade pelo HCFMRP-USP (2001), mestre (2003) e doutor (2008) em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP. Atua na área de Saúde Coletiva, principalmente nas seguintes subáreas: Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família, Sistemas de Informação ligados à Atenção Básica, Epidemiologia Clínica, Doenças Negligenciadas, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Protocolos de Prevenção de Doenças.

Currículo Lattes
assilva@fmrp.usp.br


 

Antônio Pazin Filho

Graduado em Medicina (1993) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, obteve seu doutorado (2002) pela mesma institiução. Tem residência médica em Cardiologia e Doppler ecocardiografia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, referendadas por títulos de especialista das respectivas sociedades. Obteve o MBA em Gestão de Organizações de Saúde pela FUNDACE (Fundação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) em 2004 e concluiu pós-doutoramento em Epidemiologia Clínica na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health em 2007. Obteve o título de Livre Docência pela FMRP-USP (2011). Foi Coordenador da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de setembro de 2007 a março de 2015. Atualmente é professor associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na área de Emergências Clínicas (desde 2003) e Diretor do Departamento de Atenção à Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP-USP desde março de 2015 . Desenvolve pesquisa voltada para a interação entre Emergências Clínicas e Epidemiologia, com ênfase na área cárdio-vascular. Desenvolve atividades voltadas para o ensino médico, com capacitação em didática com ênfase nas áreas de Simulação e Ensino à Distância. É coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissionalizante de Gestão em Saúde desde 2016.

Currículo Lattes
apazin@fmrp.usp.br


 

Antonio Ruffino Netto

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo(1964), especialização em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo(1966), mestrado em Master In Science In Epidemiology pela Harvard University(1972), doutorado em Saúde na Comunidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto(1970) e pós-doutorado pela Harvard University(1972). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, Coordenador de Comite do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Membro Comitê Científico de Revista da Universidad de Buenos Aires, Editor da Revista Brasileira de Epidemiologia, COORDENADOR GERAL DA REDE TB da Rede Brasileira de Pesquisas Em Tuberculose, Membro Conselho Editorial do Instituto Adolfo Lutz, Revisor de periódico da The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, Revisor de periódico da Jornal de Pneumologia, Revisor de periódico da Medicina (Ribeirão Preto), Revisor de periódico do Pulmão RJ, Revisor de periódico da Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Epidemiologia, consultor eventual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Membro de corpo editorial da Revista do Instituto Adolfo Lutz, Assessor Comite Técnico em Tuberculose da Secretaria de Vigilância em Saúde e Revisor de periódico da REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Epidemiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Epidemiologia, tuberculose, prova tuberculínica.

Currículo Lattes
aruffino@fmrp.usp.br


 

Daniela Saes Sartorelli

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado em Saúde na Comunidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2005). Fez dois estágios de pós-doutorado, sendo o primeiro pela UNIFESP (São Paulo, 2005-2008, bolsista CNPq) junto ao Grupo de Estudos em Diabetes na Comunidade Nipo-Brasileira de Bauru (JBDSG), e o segundo pelo INSERM (Paris, 2009, bolsista FAPESP) junto ao European Prospective Investigation into Cancer (EPIC). Livre docente em Epidemiologia Nutricional pelo Departamento de Medicina Social da FMRP, USP (2015). Atualmente é professora associada Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo da FMRP, USP. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 pelo CNPq. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (2010-2012). Tem experiência na área de Epidemiologia Nutricional, com ênfase em Risco e prevenção de doenças crônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo alimentar de gestantes, dieta de gestantes e desfechos de saúde maternos e fetais, investigação de fatores de risco e proteção para diabetes tipo 2, intervenção nutricional para prevenção do diabetes tipo 2, intervenção nutricional para prevenção do ganho de peso excessivo de gestantes, doenças crônicas em indígenas.

Currículo Lattes
daniss@fmrp.usp.br


 

Domingos Alves

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999), dois pos-doutorados pela Universidade de São Paulo um pelo Instituto de Física de São Carlos (2000) e um pela Faculdade de Ciências Farmaceuticas de Ribeirão Preto (2001). Atualmente é professor associado no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Também atua como Professor colaborador no Center For Health Techology and Services Research (CINTESIS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É líder do ?Laboratório de Inteligência em Saúde? (LIS) cadastrado e certificado no diretório de grupos do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7944739360325525). Também é coordenador da área de Gestão de Informação e Informática da REDE TB. Atuando principalmente nas seguintes áreas: de Modelagem Teórica e Computacional em Saúde, Simulação de Serviços em Saúde e Sistemas de Informação em Saúde. Particularmente no meu grupo são desenvolvidos algoritmos, metodologias e aplicações para produzir ferramentas computacionais e construir sistemas de assistência em saúde regionalizados de capacidade proativa, a partir da possibilidade de tratar as bases de dados integradas em um mesmo ambiente, com dados caracterizadores da população. É importante destacar que todo o desenvolvimento sempre é pensado ao se trabalhar três eixos relevantes: (1) terminologias em saúde, (2) interoperabilidade entre sistemas de informação em saúde, (3) sistemas de auditoria e qualidade de dados.

Currículo Lattes
quiron@fmrp.usp.br


 

Edson Zangiacomi Martinez

Sou graduado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestre em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e doutor em Ciências Médicas (Tocoginecologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente, sou Professor Associado (livre docente) da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade de 2006 a 2010, e de 2012 a 2016. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), desde 2012. Tenho experiência na área de Estatística, com ênfase em Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos bayesianos em saúde, métodos estatísticos em metanálise, testes diagnósticos, sensibilidade e especificidade.

Currículo Lattes
edson@fmrp.usp.br


 

Elcio dos Santos Oliveira Vianna

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Medicina – Pneumologia pela mesma instituição (1993). Desenvolveu pós-doutorado no exterior e atualmente é professor associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP em regime de dedicação exclusiva (RDIDP: regime de dedicação integral à docência e à pesquisa). Obteve o título de livre-docente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) – USP em 2006. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, epidemiologia da asma, asma ocupacional, inflamação brônquica, função pulmonar e doenças respiratórias. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Clínica Médica (FMRP-USP), membro suplente da Comissão Coordenadora do PPG em Saúde Pública (FMRP-USP) e membro suplente do Conselho do Departamento de Clínica Médica (FMRP-USP).

Currículo Lattes
evianna@fmrp.usp.br


 

Elisabeth Meloni Vieira

I was graduated Medical Doctor in 1979 by the Federal University of Juiz de Fora. In 1982 I received the title of Specialist in Public Health and in 1990 a Master Degree in Preventive Medicine both by the University of São Paulo. I obtained a Ph.D. in Applied Population Research in the University of Exeter in 1994, sponsored by the World Bank Graduate Scholarship Program and CNPq. I started working in the Medical School of Ribeirão Preto-University of São Paulo in 1999, and in 2006 I received the habilitation of Associate Professor of the Department of Social Medicine where I work until now. Working experiences: I started working as a Research Assistant in the Carlos Chagas Foundation in 1982 in a project for Sexual Health Education named ?This sex that is ours?. From this project I had the experience of being a Junior Consultant in Cape Vert Islands for UNESCO in 1983. I was approved to be a Public Health Doctor for the São Paulo State Health Secretariat in 1984 and worked in the Institute of Health as part of a team developing studies and training for health professionals in the Womens? Comprehensive Health Program. I coordinated this Program for few months before going to England. In my return to Brazil I worked as Senior Program Officer for the Brazilian Officer of AIDSCAP Project implemented by Family Health International and funded by USAID. My research areas at the University are reproductive health, sexuality and gender. I participated of several Commission and Committees, including CISMU at the National Health Council, and organizing congresses and conferences. I participated of several international seminars in many countries and technical working groups such as the Working Group on Classification of Sexual Disorders e Sexual Health for the revision of ICD-10 of World Health Organization (2011-2013). I am a referee for several national and international scientific journals.

Currículo Lattes
bmeloni@fmrp.usp.br


 

Fernando Bellissimo Rodrigues

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), e posteriormente fez residência, mestrado e doutorado em Clínica Médica e Infectologia pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares junto à Universidade de Genebra e à Organização Mundial da Saúde (OMS), na Suíça, sob a supervisão do Prof. Didier Pittet. Fundou e coordenou o Centro Regional de Treinamento em Pesquisa de Implementação da OMS para as Américas de 2015 a 2018. Atualmente, é professor associado do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e líder do Grupo de Pesquisa CNPq denominado Epidemiologia e Controle das Doenças Infecciosas.

Currículo Lattes
fbellissimo@fmrp.usp.br


 

Giordana Campos Braga

Giordana Braga é atualmente Professora Doutora do curso de medicina da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Realizou residência médica em Ginecologia e Obstetricia no IMIP-PE e possui Mestrado e Doutorado em Tocoginecologia pela Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto). Professora da pós-graduação de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP- Ribeirão Preto), com experiência na área de Saúde Reprodutiva e Atenção Primária à Saude.

Currículo Lattes
giordanacb@gmail.com


 

Gleici da Silva Castro Perdoná

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1994), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Inferência Paramétrica, atuando principalmente nos seguintes temas:modelos de risco (longa duração),Testes de sobrevivência acelerados; boostrap testes; Modelos de regressão, modelos de classificação. Ocupa a diretoria da Associação Brasileira de Estatística (ABE) como tesoureira para o biênio 2014-16.

Currículo Lattes
pgleici@fmrp.usp.br


 

Jair Lício Ferreira Santos

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1965), mestre em Sociologia pela Universidade de Chicago (1968) e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1972). Tem os títulos de Livre Docente (1985) e Professor Titular de Demografia (1992) pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é Professor Titular – Colaborador Sênior – da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde atua como Professor Sênior. Foi membro de comitê assessor da CAPES – área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia de 2001 até 2010 e é membro do comitê assessor CA-SA do CNPq, desde 2018. É Editor Associado da Revista de Saúde Pública. Membro do corpo de pareceristas da Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), da Revista Brasileira de Epidemiologia, da Revista da Associação Médica Brasileira, da Revista da Escola de Enfermagem (São Paulo) , da Revista Brasileira de Psiquiatria, da Revista Paidéia, dos Cadernos de Saúde Pública, da Acta Amazônica, do Australian Journal of Occupational Therapy, do International Journal of Public Health, dos Archives of Gerontology and Geriatrics, do Archives of Clinical Psychiatry, da Perspectives in Psychiatric Care, da Revista Chronic Diseases and Translational Medicine, e das publicações filiadas à BMC-series journals. Na ABEP – Associação Brasileira de Estudos Populacionais foi Vice Presidente (2015/2016) e foi coordenador do Grupo de Trabalho em População & Saúde (2006-2010). Diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP (1997-2001) e Diretor Executivo da FAEPA – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP (2005 – 2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade, qualidade de vida, envelhecimento, saúde mental.

Currículo Lattes
jairlfs@fmrp.usp.br


 

Janise Braga Barros Ferreira

Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no Departamento de Medicina Social.Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007), Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (2000). Residência Médica em Medicina Preventiva e Social- USP(1995-1996) e em Anestesiologia/HCSL- MG (1991-1992) e graduação em Medicina pela Universidade do Vale do Sapucaí – MG (1990). Coordenadora do Núcleo de Saúde da Família V da FMRP-USP. Coordenadora da área de Gestão em Saúde do Centro de Informação e Informática em Saúde da FMRP-USP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção primaria à saúde/Saúde da família; Planejamento, gestão e avaliação em saúde; População em situação de vulnerabilidade.

Currículo Lattes
janise@fmrp.usp.br


 

João Mazzoncini de Azevedo Marques

Possuo graduação em Medicina pela FMRP-USP (1983-1989), residência médica em Psiquiatria pelo HCFMRP-USP (1990-1993), especialização em Saúde da Família pela USP (2003-2004) e doutorado em Saúde Mental pela FMRP-USP (2004-2009). Fui Coordenador do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto de 1994 a 1999, planejando e organizando a implantação e reestruturação de serviços como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Ambulatórios de Saúde Mental – para usuários de substâncias psicoativas e para portadores de transtornos mentais não relacionados à substâncias; para adultos, adolescentes e crianças. Continuei trabalhando nesses serviços como médico até 2001. Em 2012 fui representante do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (CONSEMS-SP) no Grupo Condutor Estadual da Rede de Atenção Psicossocial. Em 2012/2013 atuei como assessor técnico da XIII Diretoria Regional de Saúde do Estado de São Paulo (DRS-XIII). Fui médico assistente do HCFMRP-USP, de 1993 a 2014, colaborando com o Curso de Medicina da FMRP-USP (em disciplinas do primeiro, quarto, quinto e sexto anos) e com as residências de Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, e Clínica Médica. Também colaborei com o planejamento, reestruturação e implantação de serviços desse hospital universitário: o Serviço de Emergência Psiquiátrica, a Enfermaria Psiquiátrica de Internação Breve (EPIB) e os seus Ambulatórios Pós-Alta, realizando cotidianamente atendimentos e supervisão de alunos e residentes nos mesmos – e em 2002/2003 fui seu responsável técnico e administrativo. Desde 1999, planejei, implantei e tornei-me coordenador das atividades de Apoio Matricial em Psiquiatria desenvolvidas junto às equipes de Saúde da Família do Centro de Saúde Escola da FMRP-USP, além de coordenar as atividades de formação em Saúde Mental da Residência em Medicina de Família e Comunidade do HCFMR-USP. Em 2004/2005 e 2013/2014, fui Coordenador e Vice-coordenador Geral dessa Residência Médica. De maio de 2013 a fevereiro de 2014 desenvolvi atividades como supervisor do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) do Ministério da Saúde. Desde março de 2014 sou docente do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP, colaborando em disciplinas do primeiro, segundo e quinto anos do curso de graduação em medicina. Desde 2014, também assumi a gerência do Núcleo de Saúde da Família (NSF) 4 da FMRP-USP – o qual colabora com atividades dos Cursos da USP/RP de Graduação em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, assim como com atividades da Residência Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde da FMRP-USP e das Residências de Medicina de Família e Comunidade e de Psiquiatria do HCFMRP-USP. Atualmente também coordeno o Sistema de Informações em Saúde Mental da DRS-XIII (SISAM-13), sistema computadorizado on-line desenvolvido pelo Centro de Informação e Informática (CIIS) da FMRP-USP para a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, cujo objetivo é facilitar e estimular a comunicação entre os serviços que compõem a Rede deAtenção Psicossocial dessa região (a qual inclui, além dos serviços especializados, serviços de emergência e de atenção primária à saúde) e realizar a regulação das internações e altas psiquiátricas Minha atiivdade como pesquisador está voltada para a melhoria dos serviços públicos de saúde, especificamente nas áreas de atenção primária à saúde, saúde mental, relacionamento profissional de saúde/paciente e funcionamento de redes de serviços de saúde. Dentro dessa perspectiva, sou autor principal ou co-autor de artigos publicados ou já aceitos para publicação em revistas indexadas, além de resumos publicados em anais de eventos científicos e capítulos de livros, e estou atualmente envolvido em projetos de pesquisa referentes aos temas citados acima.

Currículo Lattes
jmaq@usp.br


 

João Paulo Dias de Souza

João Paulo Souza é professor titular de Saúde Pública no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Seu principal interesse acadêmico é a promoção de saúde, particularmente a atitude mental positiva como elemento promotor de saúde.

Currículo Lattes
jp.souza@usp.br


 

Jorge Alberto Achcar

Possui graduacao em matematica pela UNESP em 1971, mestrado em estatistica pelo IME-USP, Sao Paulo em 1976, doutorado (PhD) em estatistica pela Universidade de Wisconsin-Madison,Estados Unidos em 1982.Professor livre-docente pelo ICMC-USP em 1990.Possui pos-doutorado pelas Universidades de Nottingham,Inglaterra; de Connecticut,EUA e Carnegie-Mellon, EUA.Professor visitante em diversas universidades brasileiras e estrangeiras.Atua como docente na UNESP, UFSCAR e USP desde 1974 na área de estatistica.Atualmente atua como professor colaborador no departamento de medicina social da faculdade de medicina da USP, campus de Ribeirão Preto.Tem atuado em docencia e pesquisa em diversas áreas de estatistica, com enfase em inferencia Bayesiana, estatistica aplicada a medicina,a engenharia e a economia, analise de sobrevivencia e confiabilidade, probabilidade, planejamento de experimentos, inferencia estatistica, analise multivariada e processos estocasticos aplicados.Orientou 10 teses de doutoramento, mais de 50 dissertações de mestrado,14 monografias de especialização e diversos trabalhos de graduação.Grande ênfase em pesquisa na área de estatística aplicada com publicações em diversos periodicos nacionais e internacionais (como por exemplo, Statistics in Medicine, Communications in Statistics, Statistics,The Statistician, Biometrical Journal, Annals of the Institute of Statistical Mathematics, Computational Statistics and Data Analysis,Journal of Biopharmaceutical Statistics, Journal of Applied Statistics, Brazilian Journal of Probability and Statistics, Probability and Statistics Letters,Estadistica, Statistical Methods, Revista de Matematica e Estatistica, Brazilian Journal of Epidemiology,Memorias do Instituto Oswaldo Cruz,Journal of Applied Statistical Science,Applied Economics, Journal of Italian Statistical Society, Environmetrics entre outras).Possui comunicações cientificas com artigos completos e resumos publicados em destacados congressos nacionais e internacionais. (15/08/2006) (16/08/2006)

Currículo Lattes
achcar@fmrp.usp.br


 

Laercio Joel Franco

Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP (1970), residência em Clínica Médica e Medicina Preventiva pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP (1971-4), mestrado em Saude Pública – University of Michigan, School of Public Health – Ann Arbor (1974-5), research fellow em Endocrinologia – University of Michigan Medical School, Ann Arbor (1975-6), doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela UNIFESP (1981), pós-doutorado em Epidemiologia Clínica na University of Texas Health Science Center at San Antonio, Texas (1983-4), livre-docente (1989) e professor titular (1989-1999) de Medicina Preventiva pela UNIFESP. Professor titular de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no período de 1999-2013 e professor titular colaborador sênior desde junho de 2014. Tem experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus, transição epidemiológica, transição nutricional, aculturação, índios brasileiros, nipo-brasileiros, epidemiologia do diabetes e suas complicações.

Currículo Lattes
lfranco@fmrp.usp.br


 

Luane Marques de Mello

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) MG (1989), especialista em Clínica Médica, Alergia e Imunologia Hospital do Servidor Público Estadual ?Francisco Moratto de Oliveira/ IAMSPE São Paulo” (1990-1994); especialista em Alergia e Imunologia Clínica pela ASBAI (1992), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Ciências da Saúde (área de concentração Patologia Clínica) pela UFTM. Pós-doutorado junto ao Núcleo de Excelencia em Asma (NEA/ProAR) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2017 a 2019). Possui experiência em ensino médico desde 1994. Atualmente é docente do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo onde desenvolve atividades ligadas a Alergia e Imunologia Clínica, Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família. Orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e coordenadora acadêmica da Unidade de Saúde da Família Prof. Dr. Domingos A. Lomônaco – Jardim Eugênio Mendes Lopes, município de Ribeirão Preto. Teaching Assistant do Principles and Practice of Clinical Research Course, ECPE, Harvard T.H. Chan School of Public Health. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo desde 03/2015. Atuou na coordenação do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP de 2011 a 2013.

Currículo Lattes
luane@fmrp.usp.br


 

Luciane Loures dos Santos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(FMRP-USP), fez Mestrado em Saúde na Comunidade (2003) e Doutorado em Ciências Médicas pela FMRP-USP (2010). Atualmente é docente do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP. Tem experiência na área de Medicina de Família e Comunidade, atuando principalmente com os seguintes temas: Medicina de Família e Comunidade, Atenção Primária à Saúde, Populações em Situação de Vulnerabilidade, especialmente População Privada de Liberdade.

Currículo Lattes
luloures@fmrp.usp.br


 

Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia-Bava

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1983), Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Mestrado em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (2001). É professora doutora do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP desde o ano de 2003. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica/ saúde da família, gestão em saúde, avaliação em saúde. Foi Diretora Acadêmica, de Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP desde o ano de 1985 até novembro de 2006, e Diretora Técnica nos anos de 2004 a 2006. Participou da implantação das primeiras equipes de Saúde da Família de Ribeirão Preto.Foi consultora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto em 2007 e 2008. Coordenou Unidades de Saúde da Família nos anos de 2001 a 2004 e de 2014 a 2016. Coordenou projeto de apoio aos Departamentos Regionais de Saúde de Franca, Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenou o PET Saúde do Campus USP de Ribeirão Preto de abril de 2009 a março de 2012. Integrou o Comitê Estadual de Atenção Básica. Participou dos Projetos de Avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ – e de Avaliação de Serviços Hospitalares – PNASS – em parceria com o Ministério da Saúde e universidades do Estado de São Paulo, sob coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenou o Núcleo Regional da Associação Paulista de Saúde Pública – APSP – em 2016 e 2017. Coordenou a avaliação externa do 3º Ciclo do PMAQ, na Macro Região I, envolvendo em 227 municípios e 1095 equipes de APS, parceria entre o Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais e universidades paulistas, ocorrida de abril a setembro de 2018.

Currículo Lattes
mcbava@fmrp.usp.br


 

Rui Pedro Charters Lopes Rijo

Rui Rijo is Professor of Computer Science at the Polytechnic Institute of Leiria. He received his Phd in Computer Science from the Trás-os-Montes University and his Engineering degree from Instituto Superior Técnico (Technical University of Lisbon). He has more than ten years of experience as senior information systems consultant in, among others countries, Tokyo (Japan), Macau (China), Hong-Kong (China), São Paulo (Brazil), Kuala Lumpur (Malaysia), Madrid (Spain), Amsterdam (Holland), Madrid (Spain) and Lisbon (Portugal). His publications include book chapters and papers in refereed national and international conferences and journals. He was the general chair of HCist – International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies and associate editor of the International Journal of Web Portals and editor of the International Journal of E-Health and Medical Communications. He was the dean of the Healthcare Informatics course and currently is the dean of the Master on Healthcare Information Systems Management. His is also Pesquisador Visitante Especial (PVE-CSF/CAPES, prcess number: 88881.068176/2014-01) at Universidade de São Paulo (USP) with the project “Healthcare software evaluation from the perspective of the relation between the patient and health professionals”. He is Pro-President of the Polytechnic Institute of Leiria. His current research interests include project management, software engineer, and health information systems.

Currículo Lattes
rui.rijo@ipleiria.pt