Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

FLUXOGRAMA – DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO/TESE

PRIMEIRA ETAPA: PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

1. Documentos necessários:

a. Versão final da dissertação/tese elaborada de acordo com as normas da Universidade de São Paulo (pdf).
b. Parecer do (a) orientador (a) com manifestação de anuência em relação ao depósito e à realização da defesa (pdf). (A secretaria não tem modelo)
c. Formulário de sugestão de nomes para composição da comissão avaliadora da dissertação/tese (versão preliminar, em word). Preencher todos os dados, inclusive as unidades/instituição a quem pertencem os indicados e os nomes completos dos indicados, os números USP, a secretaria coloca). Atenção deve ser dada às diretrizes de composição de bancas adotadas pela unidade. As diretrizes constam no próprio formulário, que está disponível na página do programa. https://pgsp.fmrp.usp.br/

2. Documentos que podem ser necessários:

a. Em alguns casos, como na possibilidade de um produto patenteável, o(a) aluno(a) deverá, também, apresentar o formulário de pedido de resguardo (pdf). Esse formulário está disponível na página da comissão de pós-graduação e do programa. https://cpg.fmrp.usp.br/ e https://pgsp.fmrp.usp.br/
b. Caso existam produtos recorrentes da dissertação/tese, os documentos relacionados aos mesmos devem ser depositados. São produtos: artigos publicados, aceitos ou submetidos para publicação, capítulos de livro, relatórios técnicos, entre outros.

3. Submissão ao programa:

A documentação deve ser submetida ao programa por meio do e-mail institucional: ppg.sc@usp.br. (Pelo menos 1 semana antes do efetivo depósito no sistema janus)

4. Análise da submissão de depósito pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP):

A tramitação no programa consiste na apreciação pela CCP, que pode, dentro das diretrizes adotadas pela unidade, sugerir modificações na banca examinadora.

5. Aviso ao(à) aluno(a):

Havendo a aprovação do depósito pela CCP, o (a) aluno(a) é avisado(a) desta decisão e pode então partir para próxima etapa.

SEGUNDA ETAPA: DEPÓSITO PELO SISTEMA JANUS

1. Documentos necessários:
a. Dissertação/Tese (pdf).
b. Parecer do(a) orientador(a) (pdf). (Assinado)
c. Formulário de sugestão de banca aprovado pela CCP (pdf). (Assinado pelo aluno, orientador e coordenador do programa)
d. Formulário de resguardo, se couber (pdf).

2. Checagem de Documentos pela CCP: após o depósito, pelo(a) aluno(a), no Sistema Janus, toda documentação é novamente checada pela CCP e então enviada para a Comissão de Pós-Graduação (CPG), que realiza uma nova checagem da documentação.

3. Homologação do Depósito pela CPG: caso a documentação esteja de acordo, o depósito é finalmente homologado pela CPG.

4. Indicação da Banca pela CPG: após a homologação do depósito pela CPG, a mesma tem até 45 dias para realizar a indicação definitiva da banca avaliadora.
5. Agendamento da defesa: após o(a) aluno(a) ser informado(a) sob a indicação definitiva da banca avaliadora pela CPG, ele(a) deve, junto ao(à) seu(sua) orientador(a) e com apoio da secretaria do programa, agendar a data da sua defesa, que deve ocorrer até 105 dias após a indicação de banca feita pela CPG.

ATENÇÃO quanto ao prazo máximo para depósito e às datas das reuniões da CCP e da
CPG.
Isso deve ser feito pois caso haja inconsistências na documentação percebidas pela CCP, a documentação é devolvida para o aluno. O mesmo ocorre caso a CPG detecte inconsistências. O depósito da dissertação/tese não é reconhecido até a homologação da mesma pela CPG. A data máxima que consta na ficha do(a) aluno(a) no Janus diz respeito a essa homologação do depósito. Como indicado nas etapas descritas acima, essa homologação ocorre apenas a aprovação dos documentos pela CCP e CPG, que são realizadas por meio de reuniões dos colegiados.

Link de reuniões da CPG: http://cpg.fmrp.usp.br/pos-graduacao/reunioes-cpg

Para o depósito de teses:

A tese em formato de coletânea de artigos deverá ter resumo, introdução, métodos. As seções resultados e discussão podem ser substituídos por artigos, depois uma seção considerações finais e as referências. Não há um número mínimo de artigos, todos devem ser frutos de seu doutorado, assim precisa ser o primeiro autor. Não precisam ter sido submetidos, mas devem ser elaborados de acordo com as normas de uma revista indexada.